Faça sua doação para nosso projeto clicando no botão ao lado.

Fazendo a diferena

 ...a Enfermeira Virlene tem um cuidado especial que vai além das simples orientações.

Recentemente, na visita ao Ponto Locatelli, em Cubatão, o Rev. Leonardo e o Missionário Marins puderam constatar e confirmar o trabalho elogiado pelo Rev. Hélio, da Capelania Fé na Estrada, e realizado pela Enfermeira-Padrão Virlene Costa, do Instituto Júlio Simões, responsável pelo bem equipado trailer e pelo atendimento e acompanhamento das orientações sobre saúde dada aos caminhoneiros que procuram e recebem gratuitamente esse tipo de trabalho.

A chegada inesperada, propiciou a observação das tarefas que são realizadas de maneira séria e profissional junto a cada caminhoneiro.
É aberta uma ficha, com dados pessoais, onde constarão todos procedimentos por que passar. A aferição da pressão arterial é o ponto inicial dos exames e das orientações sobre alimentação correta, sobre os perigos da ingestão habitual de certos alimentos, deixando de lado aqueles que são ideais para a boa saúde. Os procedimentos são seguidos e logo é feita a verificação de acuidade visual; a aferição de glicemia; a pesagem e medida de estatura que possibilitam detectar os casos de obesidade e a medição da cintura para saber se o examinado é dono de abdome globoso, nome charmoso para não dizer “barrigudo”.

A maioria dos que passam pelos exames não recebem somente os resultados das aferições, a Enfermeira Virlene tem um cuidado especial que vai além das simples orientações. Para que haja pleno entendimento naquilo que pretende transmitir, ela desenvolveu uma comunicação usando temos e exemplos do dia a dia do caminhoneiro que ele rapidamente ouve, entende e se compromete a abandonar os maus hábitos, por medo e por necessidade.

É normal dispensar mais atenção aos casos especiais de estresse ou outros sintomas observados nos exames. Os casos mais preocupantes são orientados para procurar atendimento médico de especialista naquela área. Com sua experiência, a Enfermeira Virlene vê que para a maioria dos casos o caminho mais adequado é a orientação, o que faz com muita sabedoria.

A visita inesperada superou todas as expectativas, foi visto que o trabalho desenvolvido pela Enfermeira Virlene não está voltado somente com a saúde física e mental do caminhoneiro, a preocupação também está com a vida social, familiar e espiritual. Isso fez com que ela fosse convidada e, brevemente, estará participando do site do Nossa Missão com suas orientações, conselhos e testemunhos maravilhosos no trabalho com os profissionais do volante. (jam)
 

Galeria de imagens

Compartilhe



Veja Também