Faça sua doação para nosso projeto clicando no botão ao lado.

Mais bolivianos libertos do trabalho escravo

 Boas notícias ou algo para pensarmos?

Na última quinta-feira (16/10) os noticiários estamparam nas suas manchetes que em menos de uma semana aconteceram dois resgates, pela Polícia Civil do Estado de São Paulo, de bolivianos que estavam em condições análogas à escravidão, no Bairro do Brás, cidade de São Paulo.

A primeira foi em Itaquera onde 14 bolivianos estavam num ateliê de costuras e a segunda, o número era de 20 adultos e oito crianças que viviam com os pais num salão de confecções. Os donos das fábricas poderão ser incluídos em dois crimes: pelo trabalho escravo e por aliciar conterrâneos a virem ao Brasil de forma ilegal.

É um universo de pessoas que pode ultrapassar a 500 mil só na cidade de São Paulo, que quando são libertas dos opressores vivem uma outra humilhação: por entrar no Brasil enganados, sem capacitação profissional e em condições ilegais, são deportados ao país de origem.

O Projeto Bienvenido é o caminho de apoio ao imigrante latino americano, no sentido de oferecer oportunidade de capacitação e aprendizado com aulas de português, informática e aulas de reforço escolar. Atividades que resultam em oferecer um ambiente de pré-evangelização com grupos pequenos de discipulado estimulando a integração do imigrante na dinâmica natural da igreja local através de reuniões e cultos realizados no idioma espanhol.

Capacitados para o trabalho e com maior fluidez no idioma do país, terá mais facilidade de transformar o sonho em realidade na legalização de sua documentação e permanência por ocasião de sua libertação do jugo escravo, de forma espontânea ou policial.
 

Compartilhe