Faça sua doação para nosso projeto clicando no botão ao lado.

O dar muito melhor que o receber

 Conheça a história do pastor Sérgio e dra. Gabriela, amigos e parceiros do Ministério Nossa Missão na evangelização e ação social em Sergipe.

Foi na Convenção dos Gideões Internacionais, realizada na cidade de Marília, que o casal Sérgio (Borges dos Santos) e Gabriela (Cardomani Borges) ouviu o gideão Rogério (IP de Presidente Prudente) falar sobre o Projeto do Nossa Missão no nordeste.
O assunto despertou grande interesse, principalmente por ser um trabalho em região carente do nordeste brasileiro e o desejo de se envolverem foi um verdadeiro toque de Deus.


DEUS NOS SURPREENDE

O gideão Rogério ligou para o Rev. Leonardo que entrou em contato com o casal incluindo-os à equipe. Animados e sem perder tempo se programaram para a longa jornada com o objetivo de unir o trabalho odontológico com evangelização, no Projeto “O Caminho no Nordeste”. Acompanhando-os levaram o filho Pablo, adolescente com muita expectativa de conhecer as novidades.


Quando soube para onde iria passar os dias de férias escolares, deu asas à imaginação e se viu num hotel, repleto de jogos e diversões com passeios inusitados, além de um quarto com todos recursos e conforto. Na alimentação, imaginou um restaurante com muitas opções e coisas deliciosas, sendo servidas desde o café da manhã até o chá da noite.
A viagem foi tranquila mas, a chegada o impactou tremendamente.


Não era nada daquilo que imaginara, não havia o casarão sede com suas salas e apartamentos confortáveis, nem as cercas estrategicamente alinhadas e pintadas de branco como vemos em filmes ou nos cartões de agências de turismo. Era um lugar muito pobre com casa simples e famílias sedentas por socorro material e espiritual.


Enquanto seus pais atendiam os necessitados, Pablo, por ser muito comunicativo, enfrentou o desafio de conviver com um mundo totalmente diverso daquele de Marília, afinal seriam somente por alguns dias.


Se envolvendo com as atividades dos missionários, acabou sabendo mais sobre os adolescentes daquela região e, não demorou a fazer amizade e um relacionamento muito abençoado. Em pouco tempo já envolvido com as brincadeiras de subir em árvores, jogar bola e fazer sua parte missionária: convidar e levar os novos amigos a participar dos trabalhos da Escola Bíblica de Férias e dos cultos e, também incentivando-os levarem seus pais.


Aquilo que na chegada achou que seriam dias monótonos, mudou totalmente na hora de arrumar as malas para o retorno da viagem. A tristeza levou-o a questionar seus pais: “não gostaria de voltar, como vou deixar os novos amigos (mencionando o nome de cada um), com os quais aprendi que mesmo diante de extrema pobreza eles conseguem viver com alegria num amor e amizade contagiante?”


Na verdade, era visível o amor que Deus despertara no coração de Pablo pelos adolescentes sergipanos, que marcará, beneficamente, por toda sua vida. Certamente, o mesmo acontecerá com os que ficaram, principalmente com respeito a conhecer o Caminho da Salvação.


É MELHOR DAR QUE RECEBER
Nas atividades normais, em Marília, Sérgio (protético) e Gabriela (odonto) atendem pacientes que desde a mais tenra idade são ensinados a cuidar dos dentes conservando-os com correta higienização e visitas odontológicas periódicas. Com isso, o trabalho é descomplicado e de fácil manutenção.


Diferentes foram as atividades em Sergipe onde levando o próprio instrumental e doando tempo, experiência e todo material utilizado, realizaram com alegria os procedimentos que foram exaustivos mas, profundamente gratificante.


Logo pela manhã as filas já se estendiam para o atendimento odontológico, protético ou outras especialidades da saúde. Sérgio e Gabriela somaram mais de cento e vinte pacientes que tiveram seus dentes cuidados ou receberam próteses. O material que em situação normal sobraria, acabou não sendo suficiente e, no final, Sérgio teve que improvisar consertando e adequando as desgastadas próteses dos próprios pacientes.


A experiência tocou de forma tão profunda o coração de Sérgio e de Gabriela que não se contiveram e no início de 2013 já estavam embarcando, com outro ministério, para um novo desafio missionário, desta vez no estado da Paraíba, numa outra região extremamente carente, onde fizeram mais de oitenta atendimentos.


Tomaram gosto e já adotaram que é melhor servir que ser servido, tanto que no mês de julho juntaram-se ao grupo de voluntários com mais de três dezenas de pessoas de diversas áreas profissionais (inclusive a odonto e protética) de igrejas paulistas e mineiras. Com segura antecedência programaram e se prepararam para mais uma viagem abençoada com o Projeto “O Caminho no Nordeste”, agora em Campo do Brito-SE, para colocar um novo sorriso no rosto de cada uma das muitas pessoas atendidas, resultado feliz da soma dos cuidados dentários com o carinho e a atenção no falar e explicar sobre o Plano da Salvação.
Também é importante destacar o testemunho do casal sobre o toque de Deus no coração de seus pacientes paulistas quando compartilhava com eles sobre a desoladora situação do povo daquela região sergipana e a resposta foi quase imediata. Uns traziam escovas de dentes outros, creme dental ou fio dental, sempre complementando que estavam em oração pelo sucesso da empreitada material e espiritual envolvendo tudo e todos.


Nossa esperança é que esse toque de Deus atinja empresários que, com suas participações, ampliarão significativamente as ações do Projeto no sentido de dar, aos nossos irmãos nordestinos, condições de uma vida mais digna. (jam)
 

Galeria de imagens

Compartilhe