Faça sua doação para nosso projeto clicando no botão ao lado.

Home / Projetos

O Caminho no Nordeste

O caminho no Nordeste é o projeto de auxílio a igrejas e missionários que dedicam-se a pregar o evangelho na região nordestina. Muitas são as frentes de trabalho: envio de mantimentos; sustento de obreiros; construção de igrejas; cursos profissionalizantes; curso para obreiros, alfabetização de adultos, entre outros.

O trabalho no nordeste foi iniciado em Indiaroba-SE. Como estratégia para facilitar o evangelismo nessa região tão carente, optou-se pela atuação na área social com distribuição de roupas, material escolar, brinquedos, remédios, arrecadados junto as igrejas parceiras.
Hoje existe uma cooperativa, que recebeu o nome de Reverendo Abelardo Nogueira Junior em homenagem aos serviços prestados. Dela participam oito famílias, que receberam orientações de como atuar na criação, pesca e venda de peixes, gerando assim uma renda mais digna.


Nos meses de janeiro e julho, o Ministério realiza viagens a localidades do nordeste. Delas participam voluntários de igrejas (médicos, dentistas, seminaristas, pastores e outros), que atuam nas diversas áreas carentes, sempre aproveitando o potencial de cada voluntário. Além de atendimentos profissionais são realizados cultos e EBFs para as crianças.


Este trabalho está em expansão, pois tem sido bastante divulgado, tanto que outras cidades e povoados estão solicitando este apoio. A Palavra de Deus tem alcançado parte dos nordestinos, fazendo com que desistam de vícios e vida errada. Realmente, onde Ele entra, há um novo Caminho.


Desde 2007, essas viagens tem sido instrumento para abençoar as pessoas carentes, e também aqueles que são voluntários.
Em parceria com as igrejas e presbitérios da região, tem sido realizado outro trabalho que se chama “Cursos para obreiros”. Este tem o intuito de levar capacitação e materiais de boa qualidade, aos obreiros, sejam pastores, professores ou colaboradores.


Os professores são ministros presbiterianos que se dispõem voluntariamente a ensinar outros colegas, como pastores reconhecidos na IPB: Rev. Ludgero Bonilha, Rev. Silas de Campos e Rev. George Canelhas.


O trabalho em Sergipe vai além das viagens, parcerias são formalizadas para que novas igrejas sejam construídas. No início de 2011 foi finalizada a construção da Igreja Presbiteriana no povoado de Terra Caída, que recebeu o nome de “Igreja Presbiteriana Nossa Missão”. Mais recentemente, foi concluído um simples, mas confortável, apartamento para os obreiros que atuam no campo.


Outro investimento diz respeito à mudança da realidade educacional nas comunidades carentes, fato que tem provocado expectativa. Para o desenvolvimento deste trabalho, o Ministério conta com a participação de uma missionária que é coordenadora do curso de alfabetização de adultos, o AEI. O objetivo, através, do treinamento de novos professores nos estados de Sergipe, Bahia, Alagoas e Pernambuco é de torná-los multiplicadores dessa forma de ensino em sua cidade e região.
 

Galeria de imagens

Compartilhe