Faça sua doação para nosso projeto clicando no botão ao lado.

Home / Notícias

8 multas que nos surpreendem

Existem coisas incomuns que descobrimos a cada dia, mas quando se trata de trânsito também ocorrem coisas bem improváveis. Essas não estão ligadas apenas as atrocidades que os motoristas cometam ou a veículos estranhos circulando, mas também a multas que você nem sabe, ou se esqueceu, que existem. As leis de trânsito, às vezes, podem criar multas que parecem bastante esquisitas, mas que, se pararmos para pensar, nem sempre são sem fundamentos. O problema é que muita gente desconhece sobre elas e isso pode pesar no bolso depois, caso pegue um guarda mais atento em cumprir a lei.

Conheça, ou lembre-se, de oito multas que existem:

1- Molhar pessoas no ponto de ônibus: Quem anda de ônibus já deve estar acostumado a, nos dias de chuva, ficar bem longe da guia para não tomar um banho, afinal, quando os carros passam, vai água para todos os lados. Porém, esse ato pode ocasionar multa aos motoristas, então quem está ao volante deve diminuir a velocidade, se não quiser ser multado e levar pontos na carteira por cometer uma infração leve.

2- Não usar os limpadores do para-brisa: Isso mesmo: não usar os limpadores do para-brisa gera uma multa considerada infração grave. Mas, calma: não é preciso sair por aí com eles ligados o tempo todo, porém, ao começar a chover, é preciso liga-los, até porque dirigir na chuva sem eles é quase que algo impossível.

3- Buzinar Usar a buzina de forma errada gera uma multa leve, por isso para os esquentadinhos que enfiam a mão na buzina para reclamar que foram fechados ou simplesmente para incomodar estão sujeitos à multa. Parar na frente da casa do amigo e buzinar para que ele saia no portão também gera multa. A buzina só pode ser usada para alertar ao redor e precisa estar relacionada ao trânsito.

4- Não usar as setas: Quando observamos alguns motoristas no trânsito é até possível pensar que a seta é um item opcional no veículo, pois muitos não fazem uso delas e assim não usam a sinalização adequada. Por isso, se não quiser ter uma infração grave em sua carteira, sempre dê seta ao virar e estacionar.

5- Colocar o braço para fora: Os que acham que podem dirigir como se estivessem no sofá de cada casa estão enganados: nada de dirigir com o braço para fora do veículo e ainda pegar um bronzeado. Esse fato, além de colocar em risco a integridade do motorista, faz com que ele não dirija com as duas mãos no volante, o que não é permitido. Por isso, se não quiser uma multa média, mantenha os dois braços dentro do veículo.

6- Atirar objetos na via: Jogar objetos em via pública, além de ser porco, acaba gerando multa ao motorista. O ideal é sempre ter um lixo dentro do carro para juntar as coisas e depois jogar no local adequado, a menos a que queira levar 4 pontos na carteira e desembolsar alguns reais.

7- Parar longe da guia: Saber fazer baliza não é só uma questão de mostrar que sabe dirigir. Não saber estacionar o carro corretamente, deixando a mais de 50 cm da guia, gera multa, além de atrapalhar o trânsito. Dá ainda para levar em conta que, deixando o veículo muito no meio da rua, corre o risco de alguém passar e ralar todo o carro, indo embora e te deixando no prejuízo, se não tive um bom seguro de carro. Agora, saber estacionar vai ser mais que uma questão de simples honra, vai evitar também multas.

8- Cobrar tarifa com o veículo em movimento: Essa vai para os motoristas de ônibus, Uber, Taxi ou vendedores motorisados, que querem fazer tudo ao mesmo tempo, dar o troco para o passageiro e ainda dirigir o veículo. Nesse caso, ser multitarefa rende uma multa, por isso é bom dar o troco antes de sair do lugar, com o veículo parado. 

Compartilhe