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O mundo do caminhoneiro (7)

 Mais uma curiosidade do mundo do caminhoneiro!

QUANDO A CARGA CHEGA A 400 TONELADAS

Que fazer quando a carga chega num peso assustador, de 400 toneladas? As mineradoras enfrentam esse problema, sempre que encontram minas enormes. Isso é feito com caminhões gigantes, que mesmo sendo gigantes não conseguem ser tão eficientes quanto deveriam. Para solucionar o problema foi criado o ETF Haul Train, um caminhão mais que especial. A novidade consegue carregar quatro vezes mais a quantidade de minérios que os outros caminhões gigantes levam usando de cinco a sete eixos – ou seja, ele tem no mínimo dez rodas, com todos os pneus apresentando um sistema independente de amortecimento para que o veículo não trema em terrenos acidentados e não perca minério pelo caminho. Para dirigir esse “fora de estrada”, que exige muita habilidade, o motorista deve ser altamente treinado para poder guiá-lo de forma correta. Controlar um caminhão enorme de cinco eixos não é tarefa para qualquer um.

É interessante que, para o veículo andar sem problemas em lugares diferentes, cada roda conta com uma espécie de sensor que regula a pressão dos pneus de acordo com o terreno percorrido, podendo transitar de um local para outro sem patinar em lugares com terra muito mole ou sem “quicar” quando passa em cima de pedras. O sistema de amortecimento independente de cada roda é o recurso que evita a perda de material durante o percurso. Sendo esse, mais um, grande diferencial para os modelos tradicionais.

Apesar disso, a capacidade mais impressionante do ETF Haul Train é a habilidade de ele ser conectado a vários outros caminhões do mesmo modelo. Essa ligação é feita através de um braço de ferro que unifica as mudanças de pressão dos pneus, aceleração e frenagem. Com isso, um motorista pode guiar vários veículos e transportar uma quantidade enorme de material. (Fonte: Techmundo)
 

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