Faça sua doação para nosso projeto clicando no botão ao lado.

Home / Notícias

Bonitos, mas perigosos

 Alerta aos caminhoneiros.

Despertou a atenção de muita gente a notícia que veiculou nos informativos da televisão dizendo sobre o acessório que alguns caminhoneiros têm colocado nos parafusos das rodas de seu caminhão.

Como é nossa função estarmos levando orientações, informações e aconselhamentos, aos profissionais do volante, achamos de bom tom alertá-los sobre esse acessório que, ao mesmo tempo que embeleza e valoriza o veículo, tem sido motivo de discórdia com a legislação.

Policiais Rodoviários, no cumprimento do artigo 230, XII do Código de Trânsito Brasileiro e da Resolução 426/12 do Conselho Nacional de Trânsito, têm parado caminhões com esse acessório e multado seu motorista que, para não ficar mais complicado, tem que retirar o acessório de imediato.

A justificativa da legislação se prende ao motivo que, pode o acessório, mesmo aqueles de plástico cromado, provocar ferimentos sérios em caso de acidente com motociclista, ciclista ou pedestre.

Amigo caminhoneiro, estamos vivendo dias, economicamente, difíceis. Assim, o melhor caminho é evitar o que pode ser evitado. O combustível não está barato, os pedágios tiveram aumentos, a manutenção do veículo é cara, os fretes diminuíram e o evitar multas está sendo a forma mais sensata na vida do motorista, principalmente para quem vive do transporte. Bastam os buracos no asfalto das estradas não estão bem conservadas, que nos surpreendem e nos dão prejuízos! Se você gosta de deixar seu caminhão com um estilo especial, invista no que a lei permite, por exemplo: nas calotas, nos estribos, no para-choques ou nos acessórios que possam lhe oferecer mais segurança e conforto. (jam)

“Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utilizar de modo legítimo, tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos” (1 Timóteo 1.8 e 9) 

Compartilhe



Veja Também