Faça sua doação para nosso projeto clicando no botão ao lado.

Home / Artigos

No crie o indesejvel

 Sobre o problema que a dengue tem causado.

Agora não há como distinguir, toda pessoa deve ser responsável para cuidar da sua saúde e da saúde das que estiverem ao seu redor.
O próprio Ministério da Saúde já reconheceu que a DENGUE é epidemia no território brasileiro e, para controlar a situação, é necessário que cada um faça sua parte.

ELIMINANDO A ÁGUA PARADA
Pneus: mantenha-os em local seco e coberto. Caso contrário, faça seis furos distantes entre si ou coloque, em seu interior, 2 colheres de sopa de sal a cada litro de água que possa acumular no pneu.

Calha e lajes: verifique se as calhas não estão entupidas, removendo tudo que impeça o escoamento de água. Nas lajes, retire a água acumulada.

Caixa D’água: mantenha-a sempre fechada com tampa (não deve estar quebrada). Coloque a tela de mosquiteiro, com trama de 1 milímetro, vedando os lugares onde haja rachaduras, no cano do “ladrão” e na caixa toda quando estiver rachada.

Box e ralos: utilize água sanitária, pelo menos duas vezes por semana, em todos os ralos e não deixe água acumulada nos trilhos do box.
Pratos de xaxim ou vaso: retire os pratos ou utilize-os bem justos ao xaxim ou vaso. Caso contrário, mantenha os com areia até a borda ou fure-os.

Piscina: trate com cloro, o ano todo, na dosagem e frequência recomendadas. Faça a limpeza duas vezes por semana, esfregando as paredes internas ou cubra com tela de mosquiteiro.

Bandeja externa de geladeira: retire sempre a água acumulada e lave-a com água e sabão

Recicláveis ou inservíveis: não deixe ao ar livre tampinhas, saquinhos, latas, potes, copos descartáveis e outros recipientes que possamacumular água. Mantenha-os em sacos plásticos fechados ou coloque-os para coleta de lixo.

Bromélia: regue-a com mangueira sob pressão, pelo menos duas vezes por semana para trocar a água parada entre as folhas.

Cacos de vidro de muros: Quebre-os ou coloque cimento de maneira que não possam acumular água.

Garrafas: guarde-as secas e de boca para baixo. As garrafas pet devem ser guardadas tampadas,

Vasilhame para água de animal doméstico: lave com bucha e água corrente pelo menos uma vez por semana.

Vaso sanitário: se não utilizado, deixe-o vedado com tampa ou plástico. No caso de pouco uso, após a utilização, coloque 2 colheres de sopa de sal na água acumulada.

Suporte de garrafão de água mineral: lave bem o local onde a água fica acumulada sempre que trocar o garrafão.

Se você não adquiriu a DENGUE, entre na luta para não adquiri-la! DENGUE pode matar!!!

Já é epidemia, em nosso país! O próprio Ministério da Saúde confirmou e convoca o povo, ao mesmo tempo que adverte a necessidade e urgência nos cuidados.

AS FASES DO AEDES AEGYPTI

Ovo: 2 a 3 dias

Larva: 5 a 10 dias

Pupa: 2 a 3 dias

Mosquito adulto: média de vida de 30 dias

SAIBA MAIS SOBRE A DENGUE

A DENGUE é uma doença causada por vírus e transmitida através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada.

S I N T O M A S

DENGUE CLÁSSICA DENGUE HEMORRÁGICA

- Febre - Início semelhante à dengue clássica - Dor de cabeça - Queda repentina da temperatura do corpo - Dor no fundo dos olhos - Fraqueza e queda de pressão - Dor no corpo - Fortes dores abdominais - Dor nas juntas - Vômitos frequentes - Diarreia - Sangramento, principalmente em vômitos - Ânsia e fezes - Vômitos - Sonolência ou irritação - Manchas avermelhadas pelo corpo - Diminuição da urina - Dificuldade para respirar

O QUE FAZER?
Tome bastante líquido. Não tome nenhum medicamento por conta própria, principalmente à base de ácido acetilsalicílico.
PROCURE UM SERVIÇO DE SAÚDE SE VOCÊ APRESENTAR DOIS OU MAIS SINTOMAS!!!


 

Compartilhe



Veja Também