Faça sua doação para nosso projeto clicando no botão ao lado.

Home / Artigos

O exemplo vem de cima

“Sede vós perfeitos como perfeito é vosso Pai celeste” (Mt. 5:48) 

Minha avó teve onze filhos e trinta e sete netos. Por falta de precisão nos dados, e absoluta falta de espaço, não vou cotar os bisnetos e tataranetos (ela casou com dezesseis anos e está com noventa e dois). Quando paro para pensar que ela viveu duas grandes guerras mundiais, a revolução russa, a invenção da Penicilina, a chegada do homem na Lua, a construção e a queda do muro de Berlim, a invenção da TV, a descoberta da AIDS e tantas outras coisas, sou obrigado a deixar de lado o fato dela ser uma anciã semi-analfabeta e me coloco a recordar com mais atenção e cuidado as coisas que ela dizia.


Quando olho para a situação social e política de nosso país uma de suas frases me parece mais verdadeira do que nunca: “O exemplo vem de cima”.


Com sua sabedoria salomônica a vovó me deu uma boa pista sobre qual é o cerne de nossa crise: a falta de bons exemplos! Qual é a inspiração causada pela minha geração nos jovens, adolescentes e crianças? As autoridades políticas, os patrões, os pais, os professores, a policia, os ídolos do esporte, os artistas e todos aqueles que, de alguma forma, estão nos “sobre” outras pessoas, são exemplos de conduta que nos tranquilizam no tocante a um modelo a seguir?


Sem bons exemplos de moral, justiça, honestidade e retidão nenhuma civilização sobreviveu, o que significa que o triste momento que vivemos faz parte de uma crise maior de falta de modelos éticos sobre o qual possamos construir uma sociedade melhor.


Para os cristãos a responsabilidade é enorme, visto que, para sermos sal da terra e luz do mundo, precisamos lembrar que nosso modelo é o próprio Filho de Deus (Rom. 8: 28-29; 1ª de João 2:6). Ainda que faltem bons exemplos no plano terreno, sabemos que acima dos homens, “nosso exemplo vem de cima”.


Deus nos abençoe.
Rev. Cláudio Correia dos Reis
 

Compartilhe



Veja Também