Faça sua doação para nosso projeto clicando no botão ao lado.

Home / Artigos

O mundo do caminhoneiro (2)

 Curiosidades do mundo do caminhoneiro.

A multinacional norte-americana Caterpillar está sempre se superando na produção de grandes caminhões. Sua série 797 mantém uma sequência de veículos grandiosos num constante aprimoramento em seus equipamentos, potência e capacidade. É um veículo para uso fora de estradas normais, que não estão preparadas para suportar seu enorme peso. Sua utilização maior está nas grandes minerações e nas construções de barragens.

O modelo mais recente é o 797F, mais um com dimensões astronômicas. São 9,7 metros de largura, 15 metros de comprimento e 7,7 metros de altura. Tudo nele impressiona, a começar dos pneus de 4 metros de altura ao custo de aproximadamente 100 mil reais cada.

Para maior segurança, sua velocidade máxima não ultrapassa os 70 km/h, vazio ou transportando em sua carroceria basculante cargas de até 360 toneladas.

Seu motor de 106 litros, fornece a potência de 4 mil cavalos, quase seis vezes mais que as grandes carretas que trafegam pelas rodovias. Por trabalhar num ritmo constante, com paradas apenas para troca de condutores, ele é dotado de um tanque para mais de 3.700 litros de óleo diesel, que é consumido à média de 170 litros por hora de trabalho.

A tecnologia usada em sua cabine de comando, onde o operador usa uma escada com dezoito degraus para chegar até ela, é de grande sofisticação com um painel cheio de botões e alavancas de comando que lembram cabine de avião. É um espaço super protegido com colunas e vidros de alta resistência pois, pelas proporções do veículo, qualquer acidente também será grandioso.

Para funcionar todo esse conjunto é usado o equipamento que comanda um motor elétrico individual a cada roda, dotada de sistema de freio com dezenas de pastilhas para cada eixo.

Somente após um curso específico para dirigir essa máquina o condutor poderá desfrutar de todo conforto existente na cabine de comando como bancos com amortecedores, ar condicionado, direção eletrônica e câmbio automático.

No Brasil, esses monstros podem ser vistos na jazida de minério de ferro da Serra dos Carajás, no Estado do Pará.
 

Galeria de imagens

Compartilhe