Faça sua doação para nosso projeto clicando no botão ao lado.

Home / Artigos

(DES) VALORES PARA A VIDA

 “A arte da sabedoria é a arte de saber aquilo a que não devemos dar importância”. (Willian James)

 

Quais são os valores que norteiam nossa sociedade? Penso que, para responder esta pergunta, seja necessário pensar quais são as principais fraquezas do homem contemporâneo. Entender sobre as fraquezas de uma pessoa é entender o que realmente tem importância para ela...


Em minha opinião muitas coisas estão sendo buscadas freneticamente, mas, de uma maneira geral, os valores de nossa sociedade poderiam ser resumidos em: sexo, poder e dinheiro. Detalhando: o sexo é o “anseio pelo prazer perene”, o poder é o “desejo de sentir-se acima dos outros,”, e o dinheiro é o “gosto pela competição em possuir mais que meu vizinho”.


Para verificar se estes valores são dignos de receber o nome de valores, é preciso pensar na capacidade de cada um deles produzir virtudes no caráter do homem. Pensemos: o dinheiro pode comprar caráter? O prazer vale qualquer preço? Os homens poderosos são os mais humanos, verdadeiros e íntegros? Possuir dinheiro faz as pessoas mais solidárias? A liberação sexual dos anos sessenta produziu diminuição no consumo de pornografia e prostituição? É claro que não! Isto significa estamos vivendo guiados por desvalores.


O problema de nossa sociedade é que hoje em dia aceitamos chamar de valor aquilo que não é digno de receber este nome. Homens hipócritas discursam publicamente sobre honra, verdade e ética, mas secretamente desconhecem o significado destas coisas.


Sem dúvida, tudo isto indica que estamos entrando na confusão dos últimos dias, tempos que antecedem a volta do Senhor, onde a família, a verdade e o caráter seriam valores desprezados pelos homens (Mc. 13:3-23).


Os filhos de Deus terão a marca de uma vida conduzida pelos valores de Deus.
Deus nos abençoe.


Rev. Cláudio Correia dos Reis
 

Compartilhe