Faça sua doação para nosso projeto clicando no botão ao lado.

Home / Artigos

Sal x Carnaval

 Reflexão do Rev. Cláudio C. Reis sobre o cristão verdadeiro.

Segundo alguns, somos 30 milhões de evangélicos no Brasil. Isto significa que, proporcionalmente, hoje somos uma parcela muito maior da população brasileira do que já fomos a qualquer outra época da nossa história.


Alguém poderia dizer que: “isto é bom; afinal, se somos um maior número tem então uma maior presença”. Creio que esta afirmação é verdadeira apenas em parte. Creio que “o problema da ufanação de nossa posição numérica” atual pode ser rejeitada a partir de dois critérios:


A questão da presença evangélica é muito mais qualitativa que quantitativa. Em outras palavras, não importa se somos 30 milhões ou 300 mil, importa, sim, nossa qualidade como crentes, que brilham como luzeiros no mundo com uma vida que produz impacto positivo na sociedade perdida. Se somos 1/5 da população do Brasil, porque nossa influência moral e ética ainda é tão tímida? Na verdade o que tenho observado não é nossa atuação de sal, mas, sim, a vulgarização da mensagem cristã.


Creio que, antes de levantar números sobre a presença de evangélicos, é necessária uma definição conceitual sobre o que é ser um evangélico. Dizem que há 30 milhões de evangélicos, mas sob qual critério? Será que as pessoas do senso sabem dizer qual o perfil de um evangélico? Questiono este número até pelo que tenho visto na televisão. Que fique claro: evangélico não faz mandinga, não usa sal grosso (a não ser para churrasco), não atribui poderes espirituais às flores, não tem culto do moranguinho, não acredita em olho gordo, etc. Evangélico é aquele que faz da Palavra de Deus sua única regra de fé e prática, e não a palavra do “pastor” fulano ou da “irmã” fulana. Evangélico tem ética, tem moral e rejeita superstição.


O que os líderes evangélicos precisam é parar de propagar “nossa ótima posição” e questionar se de fato temos sido sal da terra e luz do mundo no pais do carnaval.

Rev. Cláudio Correia dos Reis
 

Galeria de imagens

Compartilhe



Veja Também