Faça sua doação para nosso projeto clicando no botão ao lado.

Home / Artigos

Sangue de Jesus

"Isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos".
Marcos 14.24

 

O sangue é um elemento vital. Mesmo antes da compreensão científica deste fato, o ser humano já concedia ao sangue uma aura consagrada, misteriosa, mística e quase solene, eu diria. A ideia de sangue permeia quase todas as áreas da vida e o vermelho escuro deste elemento empesta força aos símbolos a ele associados. Existem “os crimes de sangue”, aqueles que ultrapassam o limite da civilidade; há “os pactos de sangue”, contratos invioláveis selados com a mistura de sangue das partes; temos “a honra manchada só lavada com sangue”, uma reação passional e homicida diante de uma ofensa sentida como imperdoável; e também, e talvez principalmente, temos o sangue presente na história da religiosidade universal, que sempre associou o sangue derramando com a purificação dos males pessoais e coletivos.

No corpo humano o sangue tem a função de levar vida para todas as partes do nosso organismo. É neste aspecto que vejo a beleza de duas figuras bíblicas importantes para nossa fé, sintetizadas nas palavras do Senhor “Isto é o meu sangue, derramado por vós” proferidas na Santa Ceia: a primeira é que a nova vida de um regenerado só existe por causa do sangue de Cristo, visto que “sem sangue não há remissão de pecados” e “o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado”; a segunda é que “o corpo de Cristo”, a Igreja, depende do sangue do Salvador para que os membros recebam o benefício do funcionamento dos demais órgãos, ou seja, os rins só podem se beneficiar do bom funcionamento do coração por que o sangue está circulando corretamente...

O sangue é o que nos dá vida. O sangue é o que nos une. Sem o sangue de Jesus a fé cristã não é cristã. A falta de espiritualidade e a falta e unidade podem indicar que um crente, ou até mesmo uma igreja, não estão vivendo debaixo do sangue. Por isso precisamos pensar nas palavras do Dr. Paul Brand, cirurgião e missionário na Índia: “Cada célula do corpo só tem vida por causa da misericórdia do sangue”. Vida, unidade e misericórdia só fluem, em nós e entre nós, através da misericórdia derramada pelo sangue de Jesus.
Que Deus nos abençoe!

Rev. Cláudio Correia dos Reis
 

Compartilhe



Veja Também