Faça sua doação para nosso projeto clicando no botão ao lado.

Home / Artigos

Mistura traz vergonha e desonra

“Os bens que facilmente se ganham, esses diminuem, mas o que ajunta à força do trabalho terá aumento” (Provérbios 13.11) 

A concorrência entre os postos de combustíveis está cada vez mais ferrenha, já houver um tempo em que a diferença ficava no atendimento solícito dos frentistas olhando o nível de água, de óleo do motor, lavava o para-brisa, conferia a pressão dos pneus, etc. Hoje, com o crescer da quantidade de veículos rodando, o frentista não tem tempo para esse atendimento especial. Na verdade, mesmo quando não há tantos clientes, a maioria dos frentistas caiu na rotina de somente abastecer, receber e mais nada.

Dessa forma, os proprietários de postos tiveram que optar por outro atrativo, os preços dos combustíveis. É até interessante observar que postos com a mesma bandeira, praticamente, mantém preços iguais e, quando há, são apenas de alguns poucos centavos por litro de combustível. Muitas vezes, a diferença para encher um tanque normal, o total é tão insignificante que mal passa de um ou dois Reais.

Porém, há postos que não exibem qualquer bandeira ou uma bandeira desconhecida, que estão oferecendo um desconto por demais atraente, alguns anunciam preços que chegam quase cinquenta centavos, por litro, abaixo dos da concorrência. São coisas que aguçam os motoristas que, fazem os cálculos e notam que, ao encher um tanque normal a diferença pode chegar até aos R$ 25,00, o que é uma boa economia.

Diante dessa situação, a mídia tem publicado que, a fiscalização levantando suspeitas, tem acompanhado e constatado que muitos postos estão usando de artifícios ilícitos e manipulando os dados nas bombas de combustíveis, a quantidade que aparece no visor da bomba é uma e a quantidade real que foi no tanque é bem menor. É pagar por uma quantidade não recebida! Outra fraude está na adulteração do combustível que vai desde o misturar mais água no etanol (parece que há uma tolerância normal de até cinco por cento, por ser derivado da cana de açúcar); o colocar mais etanol na gasolina (parece que os postos já recebem a gasolina com “batismo”, autorizado pelo governo); a própria mídia divulgou que, os fiscais detectaram postos que fraudam até mesmo o diesel, misturando produtos totalmente estranhos ao que é anunciado.

São ações que procuram mentir e enganar o consumidor, postos que estão se incluindo na famosa “lei de gerson”, que é a de tirar vantagem em tudo, pouco se importando com os meios e atitudes. E você, como está vivendo? É hora de repensar seriamente, como você está agindo no trabalho, com os amigos, na família? Estas numa vida pura e verdadeira ou numa vida cheia de misturas mentirosas, desonestas ou, mesmo, mais ou menos? Se avalie com sinceridade!!!

“Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (Provérbios 15.3)
 

Compartilhe