Faça sua doação para nosso projeto clicando no botão ao lado.

Home / Artigos

Em tempo de neblina, saiba onde andas

“Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não saber para onde vai.” (João 12.35) 

É incontestável, todo ano com a chegada do inverno acontecem as neblinas. Até parece que a cada ano elas estão mais fortes.

Com elas, vem a necessidade de uma atenção maior dos viajantes com os perigos iminentes, principalmente nas madrugadas e primeiras horas do dia, horários que apresentam maior quantidade de acidentes.

As neblinas reduzem a visibilidade, impedindo que o motorista veja até o que está a poucos metros do próprio nariz; e o perigo aumenta se, quem estiver dirigindo, abusar e teimar em deixar para descansar ou dormir quando chegar ao destino, a sonolência é traiçoeira e tem sido a grande causadora dos acidentes, que fatalmente piora, se usar drogas para driblar o sono. A falta de cuidado de irresponsáveis que, para não perder tempo, abusam da velocidade em locais e momentos não adequados.

Motorista sensato prefere andar com o dia claro e muita luz. Entretanto, às vezes, mesmo os sensatos, pelo tipo de produto que estão transportando, são obrigados, pelas circunstâncias, a viajar em períodos de neblinas. Para isso, temos certeza, eles tomam todas as providências necessárias, como exemplo: conferem se o veículo está em boas condições; as luzes de direção; faróis e lanternas funcionando corretamente; o limpador de para-brisa em bom estado e o reservatório de água cheio; para-brisa limpo e as janelas abertas ou o ar condicionado ligado para não embaçar os vidros, e com extrema atenção, usam a velocidade adequada para aquela situação. A direção defensiva antecipa a possibilidade de acidentes, propicia agir corretamente nas necessidades de se livrar do perigo. (jam)
 

Compartilhe