Faça sua doação para nosso projeto clicando no botão ao lado.

Home / Artigos

O MUNDO DO CAMINHONEIRO (16)

Primeiro Caminhão Chevrolet Brasileiro 1958 . 

A Chevrolet (GM) teve seu início no Brasil em 1925, em galpões alugados, no Bairro do Ipiranga, em São Paulo. Quando a produção dos veículos se acentuou, era motivo de prazer aos empregados, terminar o turno de trabalho e admirar no pátio de estacionamento, a quantidade de veículos que tinham produzido naquele dia. No dia seguinte, quando chegavam para início dos trabalhos, o pátio estava vazio. Como não havia caminhões cegonheiros, uma grande equipe de motoristas fazia a retirada dos veículos transportando-os durante a noite para locais próximos ou para os mais distantes, honrando a venda realizada, ao mesmo tempo que desocupavam o pátio para a produção do dia seguinte. Observando a quantidade vendida, aos poucos foram sendo criadas as agências autorizadas Chevrolet, facilitando a distribuição da produção, que aumentava a cada ano. Com a linha de veículos consolidada, em 1957 projetou a diversificação e, no mês de julho do ano seguinte, lançou o primeiro caminhão GM produzido no Brasil com o importante destaque de ter mais da metade de seu peso produzido no país, as partes mais sofisticadas ainda eram importadas. O novo veículo tinha uma cabine exclusiva, era uma mistura de designs de pick-ups produzidas na fábrica dos Estados Unidos, que resultara num visual especial e agradável, bem ao gosto do motorista brasileiro. Para caracterizar a nacionalização, o veículo de transporte recebeu o nome de Chevrolet Brasil, tendo no centro do seu logotipo o desenho do mapa do Brasil. Sua carroceria era de madeira e usava um motor Jobmaster de 6 cilindros – produzido na própria fábrica da GM, na cidade de São José dos Campos-SP. 

Compartilhe