Faça sua doação para nosso projeto clicando no botão ao lado.

Home / Artigos

O MUNDO DO CAMINHONEIRO (15)

 A CHEVROLET CHEGA AO BRASIL

Mesmo iniciando com uma confusa sociedade entre cinco acionistas, no ano de 1911, foi criada a Chevrolet. O objetivo principal quebrou toda divergência entre eles e, no ano seguinte, o projeto que estava na prancheta resultou no protótipo do Six, um carro bastante confortável e espaçoso, movido por um motor de seis cilindros que produzia 40 cavalos de potência real.

Nele estava a grande novidade, mesmo para os carros de luxo da época, tinha partida elétrica e faróis elétricos, muito diferente dos outros carros que usavam manivelas para funcionar o motor e tinham a precária iluminação à base de lampiões de carbureto, que dificultava dirigir durante a noite.

Apesar de sua produção ser de custo elevado, seu estilo, precisão e conforto fizeram a diferença que despertou a atenção e interesse, resultando em muitas vendas entre os norte-americanos de alto poder aquisitivo. O sucesso foi surpreendente e o seu fortalecimento foi maior quando adquiriram as ações majoritárias da General Motors, em 1915.

Nas décadas seguintes, inovações como sistemas de injeção de combustível, freios antiblocantes e controle eletrônico de estabilidade foram utilizados nos modelos Chevrolet. Na procura de conquistar novos povos, no ano de 1925 a Chevrolet, agora uma Divisão da GM, decidiu instalar e dar início na sua linha de montagem no Brasil. O local escolhido foi o Bairro do Ipiranga, em São Paulo e no final do mesmo ano, com todas as peças vindas da fábrica dos estados Unidos, apresentava o primeiro veículo Chevrolet montado no país.

Era um furgão para ser utilizado em entregas na área urbana. Dois anos depois, sentindo a necessidade de expansão, foi dado início a construção da fábrica em São Caetano do Sul, nas proximidades de São Paulo, que seria inaugurada em 1930. A marca já estava consolidada fazendo parte das 3 grandes empresas do ramo: Ford, Chevrolet e Chrysler.

Acompanhando a evolução e as necessidades, foi no ano de 1957 que foi tomada a decisão de produzir no Brasil um veículo para o transporte de cargas pesadas, assunto que abordaremos nos próximos artigos.
 

Compartilhe