Faça sua doação para nosso projeto clicando no botão ao lado.

Home / Artigos

O MUNDO DO CAMINHONEIRO (14)

FORD MODELO TT – PRIMEIRO CAMINHÃO MONTADO NO BRASIL 

Numa postagem anterior, comentamos sobre o primeiro caminhão a ser inventado, uma “geringonça” de três rodas, um banco de madeira e uma caldeira, instalada bem à frente do condutor, que era o instrumento que fazia o conjunto andar sem ajuda de animais.

Após muitos estudos, Henri Ford, criou a Ford Motor Company, que surpreendeu a todos com uma inovação que revolucionaria a sistemática industrial da época, e que persiste até os dias de hoje, lembremos que isso aconteceu há mais de um século. Ford dividiu a fabricação de seu veículo Ford Modelo T, em setores de montagem.

Os mesmos trabalhadores que montavam todas as peças do veículo – do início até o final, passaram a ter envolvimento apenas com uma parte na montagem de cada veículo. Isso fazia com que, cada trabalhador ficasse “especialista” em instalar determinada peça, passando para as equipes seguintes montarem “apenas” outras peças, até chegar ao ponto final com o veículo totalmente montado por “especialistas” em cada parte. A estratégia provou que, o veículo além de ser montado em menor tempo, era montado por “especialistas” na colocação de cada peça, o que resultava numa qualidade mais confiável e padronizada. Isso ajudou, muito, numa outra estratégia – a publicidade. Com a certeza da qualidade do produto e os descontos especiais oferecidos por Ford aos seus funcionários, a maioria dos chefes de setores adquiriam os veículos, despertando nas outras pessoas confiança no produto e o interesse em, também, ter um.

Com o aumento da produção, não demorou para o Ford Modelo T chegar ao Brasil trazendo uma novidade, no espaço onde seriam colocados os bancos de traz, era feita uma adaptação que transformava o automóvel numa “picapinha” Modelo T (como vemos na foto). Como não havia legislação sobre o que e como transportar, a carroceria podia ser usada para transportar cargas e até pessoas. Observando a procura, a Ford foi de encontro às necessidades dos transportadores e, na sua montadora instalada no Brasil, usando peças importadas da matriz nos Estados Unidos, montou o primeiro caminhão no país. Sobre a estrutura do Modelo T, colocou a cabine para o motorista e uma carroceria que suportava cargas até o estupendo peso de uma tonelada. (observar a propaganda do caminhão). Era o Modelo TT, que tinha um motor de 4 cilindros de 2,9 litros e 20 cv , com uma caixa planetária com 2 marchas à frente e uma à ré.

(Fonte caminhaoantigo.com.br)
 

Galeria de imagens

Compartilhe