Faça sua doação para nosso projeto clicando no botão ao lado.

Home / Artigos

Aprendendo a cuidar dos pneus

“A pessoa sábia não desce pelo caminho da morte, mas sobe pela estrada da vida” – Provérbios 15.24 NTLH

Muitos caminhoneiros só lembram dos seus pneus quando alguma coisa acontece: vibrações, estouros, falta de aderência e até muitas por causa de pneus carecas.

Cuidar melhor dos pneus pode aumentar muito a segurança das suas viagens, além de poupar dinheiro. Confira as dicas abaixo:

1- Faça manutenções regularmente. O desgaste de muitas peças afeta diretamente o desgaste dos pneus também. Essas peças incluem: rolamentos, amortecedores, freios e eixos.

2- Tenha atenção ao alinhamento e balanceamento. O alinhamento e o balanceamento são importantes para sua vida e para a vida do seu pneu. Quando desbalanceadas, as rodas perdem tração e estabilidade, além de gastar os pneus de maneira acentuada e irregular. O mesmo acontece com rodas desalinhadas, que inclusive puxam o caminhão para um dos lados. Realize esses procedimentos a cada 10.000 km ou ao sentir os efeitos no volante.

3- Faça o rodízio das rodas. Algumas rodas gastam mais do que outras, dependendo da carga, do trajeto ou do estilo de direção. Portanto, para nivelar o desgaste de todos e aumentar sua durabilidade, faça regularmente o rodízio.

4- Não rode com pneu careca. Além de ser proibido por lei, é extremamente perigoso rodar com pneus carecas. Isso acontece, pois, a falta de sulcos não permite que ele escoe a água corretamente, diminuindo significativamente sua aderência na pista molhada. Em pista seca, a aderência e a capacidade de frenagem também diminuem.

5- Nem mais, nem menos. Utilize apenas a pressão exata. Pneus com pressão abaixo do ideal: Consomem mais combustível, perdem aderência em curvas e desgastam de forma irregular. Pneus com pressão acima do ideal: Diminuem a estabilidade, desgastam excessivamente no centro e aumentam o risco de estouro por impacto.

(www.blogcaminhao.mercedes-benz.com.br)
 

Compartilhe